Crônicas da Bariceia 2 anos atrás

Crônicas da Bariceia (19)

A semana teve “de um tudo”: Indulto natalino, registro médico cassado, secretário de Saúde que não suportou os banzeiros e caiu, alagamentos, desabamentos, 77 delações homologadas, ex-bilionário que agora divide cela, retirada da isenção de ICMS e IPVA do sistema de transporte público, etc.

compartilhar

Onde deseja compartilhar?

0 visitas.

A semana teve “de um tudo”. Adail voltou a estrelar no noticiário nacional e poderá voltar a usar tornozeleira eletrônica. Ele não teria direito ao indulto natalino por bom comportamento, uma vez que, após uma revista em sua cela, com ele foram encontrados três telefones móveis.

O médico Carlos Jorge Cury Mansilla, acusado de mutilar pelo menos 30 pacientes em Manaus e em Rondônia, teve o seu registro médico cassado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Outro médico, Pedro Elias, não é mais o secretário de Saúde. Não suportou os banzeiros e caiu do barco governamental. Agora o “doutor” professor Melo acumula as funções de governador e secretário de Saúde. Ele declarou que dará um cunho de “modernização”, centralizando a compra e dispensação de remédios.

Durante a semana as chuvas castigaram a cidade, causando enormes transtornos (deslizamento, inundação, alagamentos, desabamentos e morte de uma criança de dois anos), especialmente para os moradores da Zona Leste. É a natureza respondendo malcriadamente às ações do homem e o descaso das autoridades.

A presidente do Supremo Tribunal Federal-STF, Carmem Lúcia, homologou as 77 delações de executivos e ex-executivos da construtora Odebrecht. Ontem o ministro Luiz Edson Fachin – um ‘workaholic’ que sempre está com sorriso no rosto – foi sorteado e é o novo relator da operação Lava Jato. O processo voltará a seu ritmo normal.

Enquanto Eike Batista, o ex-bilionário que agora divide uma cela com outros seis presos pela Lava Jato, era destaque no noticiário nacional, o 4º trimestre de 2016 revelava que 12,3 milhões de brasileiros estão desempregados.

O resultado da revista na cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa não surpreendeu: três videogames, 23 celulares, 42 estoques, uma tereza e uma arma de brinquedo. Isso porque os presos não recebem visitas de familiares há quase um mês.

O governo retirou a isenção de ICMS e IPVA do sistema de transporte público de Manaus, mas concedeu desoneração do ICMS do querosene de avião de 25% para 7%, para as companhias aéreas.  Retirou óleo diesel das ruas e borrifou querosene no ar. Também abasteceu o cofre/tanque da incompetente (e devedora) Umanizzare, aditando o seu milionário contrato por mais um ano.

O Ministério Público de Contas (MPC) identificou irregularidades no sistema de transporte público da capital e ingressou com pedido cautelar para suspender o reajuste da tarifa concedido, até que sejam apresentadas pelo TCE, todas as informações econômico-financeiras dos contratos de concessão.

A presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já tem novo presidente, assumiu David Almeida. Ele promete encaminhar proposta de redução do número de comissões técnicas naquela Casa Legislativa.

O DETRAN-AM lançou o talão eletrônico de multas. Agora o auto de infração será feito por meio de um aplicativo instalado em smartphones dos agentes do Departamento de Transito do Amazonas (DETRAN-AM), não sendo mais necessário parar os veículos para fins de autuação sem abordagem.

Três meninos – de 3, 5 e 7 anos – foram localizados na Zona Leste de Manaus após uma denúncia anônima. A mãe saiu deixando-os trancados em casa. Após três dias eles conseguiram sair pelo buraco do ar-condicionado. A mãe está sendo procurada e o pai não foi encontrado (trabalha no interior do estado). As crianças estão com os avós paternos.

E mais: arrastão em autoescola, desaparecimento de jovem, apreensão de drogas, casal jogando dinheiro no vaso sanitário para fugir do flagrante, o Exército Brasileiro fazendo varredura dentro da Vidal Pessoa, dois mil casos de malária só em janeiro… Valei-me!

Comente

banner

Veja mais

banner
sobre

Lucio
Bezerra

Manauara, criado na José Clemente, Rua integrante do mais famoso quadrilátero do planeta Terra. Torcedor do Fluminense, filho de Luiz e Joanna, canhoto, apreciador de vinho, cantor de banheiro, ex-atleta, ex-cabeludo, arremedo de poeta e escritor, sonhador e eterno aprendiz.

19661visitas.

Últimas Reminiscências