Sô Cutruco 5 meses atrás

O ORÁCULO DO SÔ CUTRUCO

será que o eleitor menos esclarecido sabe conceituar politicamente o que seja “direita”, “esquerda” e “centro”?

compartilhar

Onde deseja compartilhar?

0 visitas.

Pergunta 1 – Bom dia, Sô Cutruco! Quem lhe escreve é Cassandra Gouveia da Silveira, morado do Parque das Laranjeiras, em Manaus. Olhe, não sei não, mas esse governo tá doido pra ver o povo nas ruas outra vez e dessa vez o motivo é o aumento absurdo dos combustíveis, né não?
Sô Cutruco – A semana que findou foi recheada de aldrabices governamentais, umas bombásticas, outras nas bombas, como foi o caso do novo aumento da gasolina. E, veja bem, senhorinha Cassandra, a Petrobras elevou os preços do diesel em 0,80% e os da gasolina em 1,34% nas refinarias a partir de sábado (19), mas os proprietários de postos de gasolina anteciparam o reajuste e, desde o dia 17, pelo menos aqui nesta cidade que me acolheu, passaram a cobrar R$ 4,69 o litro. A escalada nos preços, evidentemente, acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo e a nova metodologia posta em pratica pela Petrobras que, desde o dia 3 de julho do ano passado, reajusta os preços com maior frequência, às vezes diariamente.
O agravante, senhorinha Cassandra, é que os aumentos do preço do barril de petróleo e do dólar atingem diretamente o custo de diversos produtos, em especial os combustíveis, que afetam os custos de fretes e transportes, como: ônibus, taxis e passagens aéreas, também os alimentos, produtos industrializados e eletroeletrônicos. Além desses, os preços do milho e da soja, que são cotados em dólar no mercado externo, também devem sofrer reajustes e impactar os seus derivados, como: pães, biscoitos, macarrão, óleo e ração animal.
Se a “brava gente brasileira” vai ou não para as ruas novamente não lhe posso garantir, mas que algumas letras do alfabeto se destacam com esse quadro de mau agouro, isso eu subscrevo. Se não, vejamos: A de aumento, C de combustível, P de petróleo e F, que não é de feliz, mas da situação em que todos os residentes nessas terras descobertas por Cabral, brasileiros ou não, atualmente se encontram.
Pergunta 2 – Sô Cutruco, eu já estava com saudades. Eu me chamo Mariana Alcântara, moro em Parintins, a ilha encantada. Li que PSDB, DEM, MDB e PTB lançarão um manifesto em defesa da união das forças políticas de centro. O que significa isso?
Sô Cutruco – Estava a precisar ausentar-me para cuidar de algumas questões particulares na santa terrinha, senhorinha Mariana, mas estou de volta e bem disposto.
Bem, está claro que essas agremiações partidárias, representadas por seus líderes, estão preocupadíssimas com a hipótese de que ocorra a polarização entre esquerda e direita na corrida presidencial. Por isso precisam criar um factoide para atrair os holofotes para si, assim, lançarão, antes do fim de maio, um manifesto em defesa da união das forças políticas de centro. Diz-se que no manifesto está previsto que as eleições 2018 serão as mais “complexas e indecifráveis”, o que, para essas siglas ditas de centro, requer “urgente unidade política”. O tal manifesto tem as chancelas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), do chanceler Aloysio Nunes (PSDB), do senador Cristovam Buarque (PPS) e de Marcus Pestana, secretário-geral do PSDB.
Fico aqui a pensar com os meus botões, senhorinha Mariana, será que o eleitor menos esclarecido sabe conceituar politicamente o que seja “direita”, “esquerda” e “centro”? Não creio. Esse perfil do eleitorado brasileiro sabe, sem dúvidas, quem é o ponta-direita, o ponta-esquerda e o centroavante de seu time. Esse eleitor, cujo voto tem o mesmo peso do eleitor politizado, ignora completamente o que está a suceder e, por isso, não sabe o que significa essa tal “união das forças políticas de centro”. O que lhe importa mesmo é a tristeza de ter o bolso vazio, as contas a pagar, o estomago a gemer, o emprego a lhe faltar e a esperança a lhe abandonar.

Pergunta 3 – Mário de Almeida Carvalho, cearense de Crateús, residente em Manaus desde 1981, morador da Compensa. Sô Cutruco o que ocorrerá com o José Dirceu?
Sô Cutruco – Confesso-lhe, senhor Mario, que me custa crer estar a testemunhar essa bela e trágica página da história do Brasil. E pensar que tudo começou com a aparentemente despretensiosa Operação Lava Jato. Mas, voltemos ao Dirceu. Quinta-feira, 17, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) negou-lhe um recurso decisivo e abriu caminho para a sua prisão. Assim que a decisão da Corte de apelação da Lava Jato foi proferida, a juíza Gabriela Hardt mandou prender o ex-ministro. Dessa maneira, o gajo que se tornou conhecido como líder estudantil, guerrilheiro, organizador do PT e chefe da Casa Civil do ex-presidente Lula, melancolicamente terminará seus dias na prisão e, pior, com o rótulo de ter participado do maior escândalo de roubalheira da história do Brasil. O petista cumprirá pena de 30 anos, nove meses e dez dias por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertinência à organização criminosa por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.
Pois é, senhor Mário, quem diria que Dirceu terminaria os seus dias em um cárcere? Um exemplo clássico de que aqui se faz aqui se paga.
Pergunta 4- É justa a decisão do juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, que suspendeu os benefícios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)? Lázaro Cristiano Caldas, do bairro de Petrópolis.
Sô Cutruco – Sim, senhor Lázaro, justo e legítimo. Ora, se o ex-presidente está preso, então por quer manterem-se quatro seguranças, dois motoristas e dois assessores? Na ação popular apresentada por Rubens Alberto Gatti Nunes, o nacional justificava que essas pessoas não seriam mais necessárias em virtude da prisão do ex-presidente, que desde 7 de abril cumpre pena, estabelecida pelo juiz Sérgio Moro, na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR).
O juiz lavrou o seu parecer com a justificativa obvia de que é um caso típico de desvio da finalidade, custeados pelo erário, com a manutenção e custeio de seguranças individuais, veículos com motoristas e assessores. Ora, o ex-presidente cumpre pena de 12 anos e um mês de reclusão! Então, ainda que haja a possibilidade de progressão da pena, isso somente ocorrerá após o cumprimento de mais de dois anos da pena. Senhor Lázaro, Lula está sob custódia do Estado e sob proteção da Polícia Federal, está mais seguro que qualquer um de nós, muito mais do que se tivesse sob a proteção dos quatro seguranças que estavam ao seu dispor. Ele tampouco precisa de assessor porque não há afazer, nem político, nem profissional e nem social; muito menos está a precisar de motoristas, uma vez que qualquer deslocamento ocorrerá sob a escolta da PF.
Como se isso fosse pouco, imagina o senhor, no dia 7 deste mês o Palácio do Planalto abriu uma investigação para identificar o paradeiro de 712 itens registrados no acervo da Presidência da República, os quais teriam sumido durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ambos desconsideraram que quando ex-presidentes deixam o governo, só podem levar itens de natureza exclusivamente pessoal, jamais objetos entregues em função do cargo que ocuparam.
A maré não está mesmo para Lula.

Comente

sobre

Lucio
Bezerra

Manauara, criado na José Clemente, Rua integrante do mais famoso quadrilátero do planeta Terra. Torcedor do Fluminense, filho de Luiz e Joanna, canhoto, apreciador de vinho, cantor de banheiro, ex-atleta, ex-cabeludo, arremedo de poeta e escritor, sonhador e eterno aprendiz.

14714visitas.