Economia 1 ano atrás

Quem teve o pior desempenho: a produção industrial do Amazonas ou a senadora Vanessa Grazziotin?

Os números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça-feira (11) apontam a queda de 3,6% na produção industrial do Amazonas em maio deste ano, em relação a abril…

compartilhar

Onde deseja compartilhar?

0 visitas.

Os números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na terça-feira (11) apontam a queda de 3,6% na produção industrial do Amazonas em maio deste ano, em relação a abril. É o índice negativo mais expressivo do país. Se comparado com maio do ano passado, a variação negativa do setor industrial do Amazonas foi de 0,1%. Já o índice acumulado dos cinco primeiros meses de 2017, se cotejado com o mesmo período de 2016, teve um avanço de 1,9%. Entretanto, nos últimos doze meses, a indústria sofreu uma queda de 2,6%.

Esse resultado é reflexo do quadro de instabilidade política que, inevitavelmente, impacta negativamente no setor industrial. Não é demais lembrar que PIM é constituído de bens de consumo não essenciais, ou seja, quando a demanda se retrai a produção cai. A despeito de a indústria nacional ter crescido em 10 dos 14 locais pesquisados na passagem de abril para maio, o resultado não alarma e tampouco surpreende.

O que alarma, mas não surpreende, é a conduta da nossa representante no Senado da República. “Nunca antes na história deste país” havia acontecido o que a mídia nacional divulgou ontem. A senadora Vanessa Grazziotin, na vã tentativa de atrasar a votação da reforma trabalhista, protagonizou o sequestro da Mesa do Senado, perpetrando um insulto à instituição. De nada adiantou seu ato desesperado e inconsequente, o texto-base da reforma trabalhista foi aprovado no plenário do Senado, e com folga. Evidentemente isso não garante a também necessária reforma da Previdência, mas é um passo importante para colocar a economia brasileira nos trilhos e devolver o crescimento da produção industrial do Amazonas.

Quanto à senadora, se caracterizada a quebra de decoro parlamentar, poderá ter seu mandado político cassado.

Comente

sobre

Lucio
Bezerra

Manauara, criado na José Clemente, Rua integrante do mais famoso quadrilátero do planeta Terra. Torcedor do Fluminense, filho de Luiz e Joanna, canhoto, apreciador de vinho, cantor de banheiro, ex-atleta, ex-cabeludo, arremedo de poeta e escritor, sonhador e eterno aprendiz.

14725visitas.